Irmã Dorothy Stang, mártir da Caridade na Amazônia, presente!

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis.” (Ana Jácomo. Almas perfumadas)

 

Nesse último 12/02/2017, recordamos, Irmã Dorothy, teu martírio em Anapu – PA, por ter defendido, até a última consequência, os povos que habitam a floresta contra o latifúndio e a devastação. As balas que calaram teu corpo, sem que imaginassem, te abriram o céu, de onde tua voz ecoa com força ainda maior. Temos absoluta certeza de que, ainda hoje, você cumpre a promessa feita pouco antes de tua páscoa: “Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar”. 

Alguém uma vez disse que o Amor não pode ser dito senão com poesia. Talvez por isso os versos de Cora Coralina recordam tanto tuas andanças pela floresta, no meio daquela gente – da nossa gente! – tão à espera de libertação: “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”.

Possamos também nós, querida Irmã, repetindo o teu gesto, levantar a Palavra Eterna diante de nossos algozes, quando nos perguntarem se estamos armados, e dizer “esta é a minha arma”! E, quando nos apontarem o revólver – e em nosso mundo são tantos, de tantos tipos – possamos como você ser fiéis ao Cristo Libertador e repetirmos aquelas palavras dele que você tão bem conhecia, e com as quais nossa Comunidade te recorda em singela homenagem:

“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes os aflitos, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de Mim.
Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.” (Mt 5,3-12)

Irmã Dorothy Stang, mártir da Caridade na Amazônia, presente!