Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

“Mulher, mulher, na escola que você foi ensinada jamais tirei um dez. Sou forte, mas não chego aos seus pés”

Eu sei que muitos reclamam que deveria existir um dia dedicado aos homens, o “Dia do Homem”. Eu penso que não, que não há necessidade disso. Não somos tão merecedores de um dia exclusivamente nosso. Acho que se tivéssemos o “Dia do Homem”, nós, como bons cavalheiros que somos, dedicaríamos às mulheres, e essa seria a coisa mais lógica e sensata a se fazer.

Vocês mulheres são o que há de melhor nesse mundo! Eu sei que Deus sempre faz coisas certas, mas o que ele fez quando as colocou no mundo foi brincadeira. Diria até que foi covardia, e das grandes!

Eu fico me perguntando: “como vocês conseguem ser assim, tão mais e simplesmente, MULHERES?”. Será que há uma explicação lógica para isso? No fundo eu não quero nem saber de explicações. Prefiro ficar com esse mistério, com essa incógnita, e descobrir todos os dias, pouco a pouco, algo de novo em vocês.

Vocês mulheres merecem o céu, a terra, o ar, o mar, e sabem o por quê? Porque vocês são, tipo assim, legais, sensacionais, anormais, “fe-lo-me-nais”, temperamentais, casuais, incondicionais e maternais; são amantes, intrigantes, dominantes, irritantes, fascinantes e transbordantes.

São amadoras, disciplinadoras, batalhadoras, sofredoras, acolhedoras, consoladoras, manipuladoras, inspiradoras; também são encaloradas, atarefadas, disciplinadas, iradas, piradas e… bem, são tapadas (algumas, é claro).

São conselheiras, muambeiras, arruaceiras, verdadeiras, noveleiras e matreiras.
São coração, paixão, explosão, razão e proporção, são tudu di bão.
São ingenuidade, fidelidade, cordialidade, musicalidade, bondade.
São sorridentes, indecentes, inconsequentes, viventes e carentes.

Sem esquecer que também são silenciosas, calorosas, amorosas, saborosas, diria rosas, às vezes maldosas (sim, vocês são más com a gente); são prosas, medrosas, perigosas, ditosas, VITORIOSAS!

São o tudo e o nada; o bem e o mal; o alto e o baixo; o certo e o duvidoso; o fácil e o perigoso.
São a vida e a morte, o azar e a sorte; a partida e a chegada, a rua e a morada; o não e o sim, o início e o fim…

Por tudo isso e muito mais, vocês são Mulheres, e com muito orgulho e honra vos presto essa homenagem.

PARABÉNS!

Ronaldo Canos
Membro da Nossa Senhora da Estrada
Regional Sul