Exercícios Espirituais de Santo Inácio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Nilópolis/RJ

Iniciando o projeto de formação integral da juventude, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Nilópolis começou suas atividades na área da formação espiritual com os Exercícios Espirituais de Quaresma. 

O projeto inicial contava com um pequeno Grupo de Inacianos de Nilópolis muito desejosos de levar a experiência para a Paróquia; com a junção na CVX Shalom, a comunidade se fortaleceu para colocar em prática esse chamado.

Formou-se um grupo de Assessores da Juventude e a área da espiritualidade é coordenada pela CVX Shalom que proporcionará a animação dos retiros e tardes de oração, bem como acompanhamento espiritual individualizado e em grupo aos jovens da Paróquia.

O primeiro encontro aconteceu no dia 12/2/2017 com a iniciação aos Exercícios Espirituais e contou com a presença de 55 (cinquenta e cinco) pessoas, entre jovens e adultos. O tema do encontro foi A Busca do Sentido da Vida: acessando a fonte interior”. Nesse dia, uma peça sobre a conversão de Santo Inácio e o surgimento dos Exercícios Espirituais foi apresentada pelos jovens, emocionando a todos os presentes. Muitos participantes adquiriram o livro do “Retiro Quaresmal” elaborado pelo CEI Itaici para fazerem os Exercícios Quaresmais na vida, conforme a proposta Inaciana.

Segundo os relatos dos participantes nas partilhas em grupo, o encontro foi bastante proveitoso e proporcionou uma experiência que indicou o caminho espiritual que estavam procurando para as suas vidas.

Acontecerão mais três encontros na paróquia durante a quaresma e o próximo será no dia 12/3/2017, às 15:00h, com o tema “Reconciliar-se com Deus: curando as feridas das experiências negativas com as falsas imagens de Deus”. 

Como parte do programa de formação espiritual também acontecerá nos dias 19 a 21 de maio, no Seminário Paulo VI em Nova Iguaçu, a primeira etapa dos Exercícios Espirituais para Jovens, com o apoio da Equipe Magis Rio dos Jesuítas em colaboração com a CVX. O orientador será o Pe. Ponciano Petri, SJ e a CVX Shalom irá auxiliar na animação e no acompanhamento espiritual. Inscrições podem ser feitas neste link. 

A CVX Shalom agradece o apoio proporcionado pelo nosso Regional, e amigos de outras comunidades CVX que estão colaborando nesse projeto.

Contamos com suas orações para que o Espírito Santo continue agindo.

Sigamos com “ânimo e generosidade” atendendo aos apelos do Senhor.

CVX Shalom

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”47″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”3″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Mostra miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]