Errata: Encontro Nacional de Assessores da CVX Brasil 2018

Na publicação original sobre o Encontro Nacional de Assessores da CVX Brasil, não listamos todos que colaboradores deste importante evento. Por isso, emitimos esta errata para que tenhamos o registro completo. Além disso disponibilizamos o material utilizado durante o encontro.

Aconteceu no final de semana dos dias 13 a 15 de abril de 2018, no Rio de Janeiro, o Encontro Nacional de Assessores da CXV Brasil. Há muito tempo temos visto, enquanto CEN, a necessidade de uma dedicação maior a esta figura tão importante para a caminhada de nossas comunidades. O primeiro passo foi elaborar com muito cuidado e carinho, a partir da Equipe Nacional de Formação, um programa para este momento especial de Encontro. Os temas trabalhados foram:

1º- A missão de assessorar, onde foi trabalhada a contextualização da missão e do perfil de um assessor – com Pe. Emmanuel (Assistente Nacional);
2º- Espiritualidade, visto desde a perspectiva do assessor a importância da Espiritualidade Inaciana como fonte de tudo o que é feito na e pela CVX – com Rutineia (Coordenadora Regional do Rio);
3º- Vida Comunitária – aqui olhamos a Comunidade CVX e o assessor atuando, os pontos para se reconhecer se estamos diante de um grupo de amigos, etapas da comunidade, compromissos etc – Andreia Cristina Serrato (membro CVX Santo André/Sul), e por fim,
4º- Missão e Vida Apostólica, tocando nas questões respectivas ao processo do polinômio apostólico e do discernimento individual e comunitário para a Missão – Pe. Miguel (Assistente da Regional Minas).

Como podem ver, os dias foram ricos e cheios de muita partilha e orientação para a missão. À noite desfrutamos da Celebração Eucarística juntamente com nossos amigos da regional Rio e de uma deliciosa confraternização, regada a um sambinha entre outras músicas, pois nosso povo é de bem com a vida graça a Deus!

Nosso encontro contou com a presença de 43 inscritos, e ficamos extremamente felizes com isso. Todas as Regionais enviaram seus representantes. Agradecemos de coração a todos que se dispuseram a fazer esta experiência maravilhosa juntos, sabemos que a vida é corrida. Aqueles que não puderam, por um motivo ou por outro, sintam-se acolhidos e lembrados por todos nós. Gostaríamos imensamente de que outros momentos assim aconteçam, e daí vocês certamente estarão conosco.

Abaixo o material utilizado nas apresentações durante o ENA2018: