CVX Sul reúne Coordenadores para últimas deliberações de 2017

Além de aprovações importantes, o CRS (Conselho Regional de Serviço) também conheceu a divisão de tarefas no novo CERS (Conselho Executivo Regional de Serviço) e definiu o projeto que receberá ainda este ano os 5 mil reais do Fundo Social.

A Casa das Irmãs de Santo André, em Rondinha (Campo Largo – PR), foi palco de importantes decisões relativas à CVX Regional Sul, no último sábado (25/11). Reunido o dia todo para seu último encontro ordinário de 2017, o Conselho de Coordenadores (CRS) foi movimentado por uma pauta longa e importante, decorrente das decisões postergadas pela Assembleia de Pinheiral, no final do último mês de setembro.

Se pela manhã o encontro foi de partilhas das caminhadas das Comunidades, Prés-Comunidades, Secretariados, Setores e Obra (Espaço Mágis), a parte da tarde foi de intensas deliberações. Após um momento de oração individual, foi decidido que:

  • As fronteiras da juventude e da família serão incorporadas pela Regional Sul como prioridades apostólicas, o que significa que, na prática, a CVX Sul terá dois novos Secretariados, um para cada fronteira.
  • O governo regional, especialmente através de seu Secretariado de Justiça Socioambiental, buscará uma maior aproximação com o Fé e Alegria do Brasil.
  • Será dado andamento ao processo de constituição jurídica, uma vez que foram aprovadas as mudanças estatutárias exigidas pelo cartório.

Como a atual Coordenação Executiva – Tuca, Silvia, Beto e Nath – deixa o cargo a partir de 1o de janeiro de 2018, é bem provável que caiba ao novo CERS executar todas estas deliberações. E por falar em novo CERS, a reunião deste sábado conheceu também o resultado do discernimento feito entre os eleitos para a coordenação regional, após processo conduzido pelo Assistente Eclesiástico Ir. Sidney Mayer, SJ:

Da esquerda: Irmão Sidney SJ, Anna Thaís; Krícia; Liliane e Finatti
  • Krícia (CVX Santo Estanislau Kostka) será a coordenadora;
  • Anna Thaís (CVX Nossa Senhora Medianeira) será a vice-coordenadora;
  • Liliane (CVX Nova Aliança) será a secretária; e
  • Finatti (CVX Santo Estanislau Kostka) será o tesoureiro.

Por fim, Fernando (CVX Nova Aliança) foi apresentado na função de Secretário para a Articulação Local em Florianópolis; e o orçamento para o biênio 2018-2019 foi aprovado, com uma previsão de quase 50 mil reais em custos, divididos entre os fundos de formação (40%), apostólico (40%) e comunitário/administrativo (20%).

Fundo Social

Desde 2013, a cada dois anos, a CVX Regional Sul tem destinado verbas para projetos sociais da região. Durante o CRS, ficou definiu que será contemplado com os 5 mil reais do edital deste ano o projeto “Mulheres na Comunidade: tecendo relações de vida e sonhos”, da Pastoral Operária da Arquidiocese de Curitiba. A verba será usada para aperfeiçoar a oficina de corte e costura oferecida pelo projeto, de forma a, como justifica a própria Pastoral, “contribuir para a promoção da dignidade humana da família através da formação, profissionalização e inclusão de trabalhadores e trabalhadoras, na perspectiva da Economia Popular Solidária, com geração de renda e cooperativismo para a superação da pobreza”