CVX Sul e CEPAT discutem as periferias como espaço de produção e resistência

Com apoio da CVX Regional Sul, o Centro de Promoção dos Agentes de Transformação (CEPAT), da Companhia de Jesus, promoveu na manhã deste sábado (05), em Curitiba, um debate sobre o tema “As periferias como espaço de produção e resistência”.

Conduzida pela professora Juliana Borges (foto), da FESP-SP, a discussão serviu como uma ótima oportunidade para que os participantes saíssem das polarizações simplistas e pensassem alternativas reais para um pais melhor. Este, aliás, é o objetivo do Ciclo de Debates, que além deste assunto já discutiu também a Uberização do Mercado de Trabalho; e que tem um calendário de temas bastante interessantes para os meses de junho, agosto e setembro (confira o folder eletrônico no final do texto).

De acordo com Krícia Fernandes, coordenadora da CVX Regional Sul, a professora Juliana Borges fez uma fala que ajudou a quebrar visões superficiais que muitas pessoas têm. “Geralmente associamos a periferia a espaços onde só o negativo acontece. Isso existe, é inegável, mas não é só. E também não é tudo igual. Há conservadores e progressistas e há muitas coisas muito positivas no âmbito da produção cultural e da reflexão social”, conta.