Assembleia da Regional Bahia 2016

No final de semana de 19 a 20 de novembro de 2016, a Regional Bahia da CVX Brasil realizou a Assembleia. Contamos com a presença do Vice-Coordenador, Antonio Celso, representando o Conselho Executivo Nacional.

Na oração inicial, na qual fomos levados a orar nossa identidade e planejamento pessoal para o próximo ano a partir de nossa vocação CVX.

A eleição da nova Coordenação Executiva Regional (CER) foi realizada na manhã do dia 19/11. Como sabem tivemos assembleia eletiva no ano passado, mas sem candidato a coordenador. Desta forma, tivemos um ano de preparação, como fruto tivemos candidatos para todos os cargos: 1 para coordenação; 3 para vice-coordenação; 3 para secretaria e 1 para tesouraria. O CER eleito é composto por Madalena (coordenadora); Adenilton (vice-coordenador); Zoranei (secretária) e Jairo (tesoureiro).

Da esquerda: Jairo, Madalena, Adenilton e Zoranei.
Da esquerda: Jairo, Madalena, Adenilton e Zoranei.

Após eleição, iniciamos nosso processo de avaliação, Madalena apresentou a análise das avaliações enviadas pelas comunidades, verificamos alguns pontos recorrentes: falta de fidelidade nos instrumentos da espiritualidade inaciana; poucos encontros durante o ano; maior aproximação por meio das reuniões do CER com as representações das comunidades, entre outros.

krNo turno da tarde do dia 19/11, tivemos a fala de Celso, que partilhou o processo de planejamento da Regional São Paulo. Sérgio, membro da Comunidade Vida e Esperança, orientou um momento de oração de preparação para o planejamento. No retorno do momento de oração e de partilha nas comunidade, ele apresentou uma proposta de projeto para a Regional Bahia.

 

Na metade da tarde, tivemos a visita do Padre Alexandre, Superior da Plataforma Apostólica Nordeste 2 da Companhia de Jesus; Padre Eduardo Henriques, Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima; e Irmão Pedro, Referência da Juventude da Plataforma Apostólica Nordeste 2.

IMG_20161119_171832195Padre Alexandre ficou durante a tarde conosco e no final da tarde apresentou as expectativas e provocações para a Regional Bahia para a colaboração nas prioridades do Plano Apostólico da Companhia de Jesus na Plataforma Apostólica Nordeste 2. Vale ressaltar que o Plano Apostólico da Companhia de Jesus e as Fronteiras Apostólicas Prioritárias da CVX coincidem em três pontos: Juventude; Socioambiental e Justiça Social.

Encerramos o dia de sábado dando louvores e graças em celebração eucarística, na qual tivemos como Evangelho a declaração da missão de Jesus no Evangelho segundo São Lucas. Também tivemos uma confraternização com muita música e comida.

A manhã de domingo, 20/11, tratamos do planejamento do Regional Bahia. Sérgio, Comunidade Vida e Esperança, continuou a apresentação da proposta de projeto para a Regional e depois Padre Paulino, assessor da Comunidade Amar e Servir, apresentou uma fala sobre missão a partir da realidade de Jesus Cristo. Destacou que a missão é resultado de um processo que inicia com a Oração, depois Discernimento e, por fim, Missão.

Passamos para o agendamento de datas para os eventos da Regional, tendo prioridade temas que tratam da nossa identidade e missão como membros CVX. Encerramos o encontro com a missa de envio do novo CER e da Regional.

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”34″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” maximum_entity_count=”500″]