Amar e Servir 2018 – Partilha de Claudia Cruz

Claudia Cruz é membro da Comunidade Amar e Servir da Regional Rio de Janeiro. Ela compartilha conosco a sua tão desejada experiência no Programa Amar e Servir.

Uma experiência inesquecível: assim defino o Programa Amar e Servir!

Depois de tentar participar em duas edições anteriores e não conseguir por motivos pessoais e profissionais, finalmente chegou a oportunidade de Programa Amar e Servir, promovido pela Comunidade de Vida Cristã no Brasil. O Ano foi 2018 e a cidade foi Fortaleza – CE.

Foram 28 participantes, de todas as regiões do Brasil: Norte (Amazonas e Pará), Nordeste (Paraíba, Piauí Pernambuco e Ceará), Centro Oeste (Distrito Federal), Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais) e Sul (Paraná e Santa Catarina).

Ao final do encontro, ganhei pelo menos 28 novos amigos.

O Programa Amar e Servir foi uma experiência rica e intensa, iniciada por um retiro inaciano (Exercícios Espirituais) de uma semana, que nesta edição foi pregado pelo Pe. Edson Tomé, jesuíta atualmente em missão no Pará e auxiliado por 5 acompanhantes, todas experientes em acompanhar os Exercícios Espirituais de Santo Inácio.

O retiro foi no inesquecível mosteiro dos Jesuítas, localizado no Município de Baturité, na região da Serra de Guaramiranga, distante cerca de 100 km da capital, Fortaleza. O ambiente do mosteiro construído no século passado é muito propício à oração e a todo aquele que busca paz e silêncio para estar com o Senhor, ouvir sua voz.

O retiro foi uma oportunidade de ver a vida com calma, pensar novos projetos em que o objetivo maior é mais amar e servir aquele que nos chamou à vida.

Na segunda etapa do Programa Amar e Servir, ficamos no Centro Magis de Juventude em Fortaleza, onde tivermos formação sobre a missão da CVX e o ser cristão em um mundo cheio de desafios de ordem social, política e econômica, que afeta a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo. Como a missão do cristão é ser um “outro cristo”, cabe-nos estar atentos aos sinais dos tempos e discernir o lugar e a forma da nossa missão à luz daquele que por nós deu a vida.

Uma das formações do Programa Amar e Servir referiu-se ao tema Afetividade e Sexualidade, conduzida pelo Pe. Nilo Ribeiro, sj, que partilhou com leveza e criatividade pontos relacionados a essa dimensão tão cheia de tabus e preconceitos da natureza humana.

Destaco como ponto alto do Programa Amar e Servir a experiência do voluntariado. Nessa oportunidade, o grupo foi dividido em três equipes que passaram o dia e se fizeram presentes na realidade de uma casa de apoio a crianças em tratamento de saúde, um lar de idosos e uma cooperativa de catadores de matérias recicláveis. No fim do dia, todo o grupo participou de uma missa em uma casa de apoio a pessoas em situação de rua. O contato com essas realidades tão sofridas provocou em nós um sentimento mais concreto de que efetivamente fomos chamados para amar e servir aos pobres e pequeninos, e que esses são realmente os prediletos do Reino.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”75″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”5″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Mostra miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]