A CVX Brasil participa Assembleia Mundial CVX 2018 por meio de Krícia, Alexandre, Celso e Padre Emmanuel Araújo, SJ. As experiências deles foram compartilhadas por cada um a cada dia. Clique na foto da Delegação Brasileira para ver mais fotos.

Da esquerda: Pe. Emmanuel, Celso, Alexandre, Maurício (Presidente ExCo) e Krícia

Primeiro Dia 22/07

Celso

Iniciamos o dia com apresentação das delegações.
Cada país foi chamado, uma pessoa levou a bandeira que foi depositada em um cesto, que depois foram colocadas em volta do salão onde acontece a AM.

Logo após uma celebração eucarística com leituras nos 3 idiomas oficiais ( inglês,  espanhol e francês).

Depois do almoço partilha em três grupos diferentes com as motivações:

1- Minha experiência pessoal de CVX.
2- Como é minha comunidade nacional.
3- Minha expectativa para esta assembléia.

Antes da janta uma dinâmica  no próprio salão, umas frases eram projetadas, quem se reconhecia nela ficava de pé, um momento forte foi quando 3 pessoas tinham 50 anos de CVX

Logo em seguida uma motivação e um tempo para aprofundar e refletir o dia pessoalmente.

Após o jantar apresentaram os candidatos projetando fotos, depois uma breve explicação sobre o processo eleitoral e critérios a ser considerado, abrindo para perguntas para esclarecer dúvidas.

Para finalizar o dia uma pergunta para refletirmos:

– Onde Deus se fez presente no dia de hoje.
Seguida de um momento de silêncio.

Segundo Dia – 23/07

Krícia

 Boa noite pessoal! Partilho um pouco do dia de hoje (23/07/2018), foi bem intenso!

Começamos pela manhã com uma revisão desses 5 anos de caminhada, feita pelo Exco! Em seguida partilhamos em pequenos grupos e depois na plenária! Interessante perceber como o Espírito age e as partilhas se repetem e se complementam!

A tarde começamos o processo de discernimento, 3 guias nos acompanharão durante esses dias… Serão momentos de oração individual, partilha em grupos e partilha em plenária!
Achei muito interessante!

A primeira oração fizemos todos juntos, no mesmo lugar onde acontece a assembleia! Puxa! Mais de 200 pessoas rezando juntas, foi uma experiência emocionante! Rezamos sobre os pães que recebemos da CVX! Inúmeros, infinitos!

Me parece que há um sentimento de serenidade, confiança no Espírito… Muito bonito sentir isso, estou com muito boas perspectivas para esse processo de discernimento comunitário…

E a noite houve a prestação de contas, além de uma confraternização informal!

Se coloquem em sintonia conosco aqui! Rezem junto com esse discernimento!

Boa noite!

Terceiro Dia – 24/07

Alexandre

Bom dia, vou fazer uma breve partilha de como foi o dia na AM 2018.
Abriu-se para perguntas da Assembleia.
Começamos todos juntos num momento de oração da manhã.
Na sequencia, um especialista fez uma análise sobre o papado de Francisco e suas principais linhas de ação e as mudanças que estão ocorrendo na Igreja.
Terminado essa parte mais formativa, subiu ao palco Pe. Rafael, o pároco jesuíta da Paróquia onde estamos localizados.
Contou um pouco de como a paroquia esta organizada e sua história, que teve início com o então Pe. Bergoglio.

Saímos caminhando pelas ruas do bairro.

Nos dividimos então em 30 grupos para um dia de imersão na comunidade. Fomos separados por cada um dos 3 idiomas e também sobre que tipo de atividade gostaria de participar. Os brasileiros ficaram na atividade “visita às famílias”, onde partilhamos a Palavra e a própria vida.

Paramos na sede da paroquia, onde Pe. Rafael e os paroquianos nos apresentaram a dinâmica da paroquia com suas 6 capelas e suas pastorais.

Depois caminhamos mais pelas ruas e chegamos à capela Santo Alonso Rodriguez recepcionados pelos jovens com muita música e dança e almoçamos com a comunidade ao ar livre (e frio…).
Depois do almoço, partimos também para as atividades.
Esta afastada da Igreja mas foi muito receptiva.

Fiquei no grupo 23 e visitamos a família de uma viúva muito pobre com vários problemas sociais, econômicos e sociais.

As 5 da tarde os grupos foram volta do e se reunindo numa praça do bairro onde celebramos a Eucaristia junto com os paroquianos e pudemos nos aquecer com um mate quente.
Conversamos sobre a Palavra, abençoamos a casa, mas ficamos mais tempo conversando sobre a vida e principalmente tratando de dar ânimo e esperança numa realidade bem dura.
Nada muito diferente das periferias brasileiras.
Retornamos ao local da Assembleia já de noite e fizemos uma plenária com os sentimentos e moções surgidos durante o dia.
Depois jantar, banho e cama.

Quarto Dia – 25/07

Padre Emmanuel Araujo, SJ

Hoje começamos o dia com menos frio e mais calor humano e espiritual. Depois da oração da manhã, a equipe que assessora o processo de discernimento comunitário-apostólico nos deu mais algumas indicações sobre este processo. O que mais me chamou a atenção foi a afirmação de que CVX não tem um problema de identidade: esta nos é dada com toda clareza pelos Princípios Gerais. Mas toda a CVX necessita voltar a essa raiz e fonte constantemente, para, à luz dos PPG, podermos buscar renovadas maneiras de vive-los e encarná-los na história.
A segunda grande luz da manhã veio da colocação de Madalena… Diga-se de passagem, somente sua presença já é iluminadora. É como aquele “tour” de São Francisco com Frei Leão para evangelizarem nas ruas de Assis. Depois de circular por longo tempo, voltam para casa e Frei Leão lhe pergunta perplexo: “Francisco, nós não íamos pregar o Evangelho?” E Francisco lhe responde: “Já o pregamos!” Mas voltando à “charla” de Madalena (a cujo texto vocês terão acesso), ela nos apresentou a história da CVX. Fazendo menção à mudança de nome de Abrão para Abraão e dizendo do peso os povos do oriente – o nome significa a pessoa mesma – ela falava da mudança de nome de Congregações Marianas para CVX. E afirmou: “o nome CVX é um DOM, uma META e uma CONSIGNA”. Nesta simples frase está um motivo para muita oração e discernimento. CVX não é simplesmente um nome a mais entre tantos movimentos, associações, comunidades e pastorais da Igreja…
Durante o dia tivemos dois momentos de oração e partilha sobre este tema da história. Fica a sugestão para cada um e cada uma de vocês se colocarem em oração, para “sentir e saborear internamente” o significado destas palavras saídas da boca de uma pessoa cuja vida é um testemunho vivo da vocação CVX, e encontrar aí o que Deus quer dizer à nossa CVX do Brasil. À noite tivemos o encontro dos Assistentes Eclesiástico com o Superior Geral da Companhia, Pe. Arturo Sosa, SJ. Foi uma conversa fraterna e muito proveitosa. Amanhã ele falará à Assembleia toda, como Assistente Mundial da CVX. Demos graças pelo dom que está sendo nossa Assembleia jubilar.
E Deus abençoe todos vocês.

Pe. Emmanuel SJ.

Quinto Dia – 26/07

Celso

Começamos o dia com a foto oficial.
Logo após a fala de Arturo superior geral da Cia.
Um ponto alto de sua fala foi quando mencionou que a Companhia precisa entender que é uma colaboradora, e não que tem colaborador, que a CVX e a Cia já a muito tempo tem trabalhado juntas em muitas dimenções.
Também quando questionado sobre algumas dificuldades na relação Cia e CVX, afirmou que é um esforço contínuo no caminhar, mas precisamos nos preocupar mais quando não existe crise nenhuma pois isso é sinal de uma vivência na superficialidade e que a busca do Reino deve ser com profundidade (palavras minhas).
Depois o acolhimento da filiação dos 3 novos países: Estônia, Ilhas Maurício e Vietnã, com a bênção de Arturo.
Logo após acolhemos os visitantes (França e Brasil com maior número depois da Argentina), em seguida uma celebração eucarística presidida pelo superior geral da Cia.
Depois da missa almoçamos juntos em uma grande confraternização de 72 países.
Depois do almoço varias apresentações, um momento profundo e emocionante foi quando uma Uruguaia contou 4 músicas uma de cada país que nos acolhe, Argentina, Paraguai e Uruguai e uma sobre a América Latina, todas muito profundas que provocou reflexões.
Várias apresentações seguiram animando a tarde, canções, folclores, danças entre ela o tango.
Tivemos também apresentação das vestimentas típicas de vários países.
A França fechou as apresentações com canções e contos.
Depois de um lanche nos despedimos dos visitantes.
Para fechar a noite um vídeo sobre o papa encerrou nosso dia.
Forte abraço Celso Schiavo.

Sétimo dia – 28/07

Alexandre

Hoje, 28/07/2018, o dia foi de silêncio, oração e penitência.
Logo após o café da manhã, recebemos os pontos para oração pessoal em reconhecer o profundo sentido do nosso nome comum CVX, contemplando o rosto de Jesus seguida de partilha em grupo onde resultou como trabalho de reconhecer a graça e no que consiste a comunidade CVX com apresentação em plenário.

Durante o plenário eram alternados mantras, partilhas e momentos de silêncio. A parte da tarde, rezamos individualmente e em grupo sobre o pecado da CVX tendo como inspiração a mulher de Lot, que virou pra trás e se transformou em estátua de sal.

Cada um dos 30 grupos resumiu qual o pecado principal da CVX atual.  Meu grupo identificou “auto referência”. No plenário, o grupo tinha que representar em forma de estátua este pecado.  O plenário virou o museu das desolações. E na sequência, fizemos um bonito rito penitencial. Pra mim, particularmente foi o momento mais profundo da Assembleia até aqui. Depois do jantar, teve a Eucaristia em francês.

Às 21h a delegação brasileira se reuniu para continuarmos o processo de discernimento para a eleição dos candidatos ao EXCO. Paralelamente, houve o sacramento da penitência para quem quisesse.

Ao final da noite, nós os latinos, puxamos uma confraternização para relaxar do dia intenso. Com o dia de hoje terminamos O 2° BLOCO da Assembleia que era rezar sobre a graça da CVX. A partir de amanhã (29), vamos entrar no 3° E ÚLTIMO BLOCO que tratará dos caminhos a seguir na CVX.

Ainda sobre ontem 28/07. Momento forte onde depois da partilha das luzes e sombras.
Cada um partilhava as luzes e rasgava um pedaço do papel onde estava escrito as sombras que nos paralisam e colocava em um pequeno  cesto depois escrevia seu nome na vela…

Em procissão penitencial uma pessoa por grupo caminhava até a círio pascal entregando os pedaços de papel rasgado (com as sombras que nos paralisam) e acendia a vela no círio, depois recebia uns pãezinhos feito   pelos pobres para partilhar cada um com seu pequeno grupo.

Oitavo dia – 29/07

Celso

De manhã a colocação para a oração pessoal onde no grupo pequeno completamos a frase: Como comunidade mundial CVX somos chamada a…
Junto com a folha de oração recebemos a lista do recolhimento das primeiras intuições da graça e das sombras que nos paralisam dos 30 grupos, depois da oração, partilha no grupo pequeno, como fruto completamos a frase, que foi partilhada na assembléia, entre um grupo e outro um refrão era cantado, depois da partilha dos grupos algumas pessoas falaram de seus sentimentos…
A tarde o segundo momento de oração foi para confirmar e recolher os frutos dos últimos dias de oração, depois da partilha dos sentimentos no pequeno grupo um pequeno texto ou frase foi construída e partilhada na assembléia na mesma dinâmica da manhã em um momento muito forte e significativo, estas frases foram colocadas no centro do círculo em volta do círio e outros símbolos, onde em pequenos grupos podemos observar, um refrão e um pai nosso (cada um em sua própria língua) encerramos a partilha na assembléia, logo após uma oração diante de uma imagem de Maria, e celebração eucarística.
Depois do jantar duas atividades:
Fala do padre José Luiz Caravias SJ sobre seu livro “CVX Laicos em búsqueda por los caminos de Ignácio” .
E a reunião da América Latina que Krícia nos representou.

Nono dia – 30/07

Krícia

Hoje foi um dia muito importante aqui na Assembleia! Dia de colher os frutos do processo de discernimento e algumas votações!

Vou fazer um resuminho:

Pela manhã aprovamos uma modificação nas Normas Gerais, para inclusão de cinco consultores e extinção do cargo de secretário (para implementar somente na próxima assembleia). As propostas de modificações nos Princípios Gerais foram todas rejeitadas.

De tarde houve uma primeira versão do documento final, com abertura para sugestões. Amanhã haverá nova apresentação! Me parece que o documento está refletindo bem o Espírito dessa assembleia, ainda mais com as considerações feitas! Vamos ver como se dará todo esse processo amanhã! Mas há um sentimento geral de consolação🙏🏽

Ainda de tarde houve as deliberações sobre o orçamento, com as seguintes aprovacoes:

– Próximo Exco terá flexibilidade para melhor usar os fundos (apostólico, de formação e de redes), de acordo com as necessidades

– Os outros pontos se relacionaram com o financiamento da CVX com as próprias contribuições dos membros, ou seja, que não dependamos de doações para financiar nossas iniciativas! Acredito que isso diz muito da maturidade e corresponsabilidade financeira da nossa comunidade!

Encerramos o dia com a missa e depois a delegação brasileira se reuniu para partilhar e conversar sobre a eleição amanhã!

Amanhã tbm será um dia muito importante! 🙏🏽

Décimo dia – 31/07

Celso

Dia da eleição do novo EXCO.

Depois da oração da manhã, explicação do processo eletivo houve a eleição.

Presidente: Denis da Bélgica.

Vice: Ann Marie dos USÁ.

Secretaria: Catherie do Kenia.

Benção de envio do no ExCo conduzida por uma leiga
[siteorigin_widget class=”SiteOrigin_Widget_Image_Widget”][/siteorigin_widget]