4o. Dia Magis 5: Eclesiologia da Igreja da Misericórdia

Rosa Caraça, Regional Nordeste, partilha conosco o 4o. Dia do Magis 5 Equador, 18/01/2017. 

O dia começou com uma linda oração realizada pela delegação colombiana na capela. O momento foi finalizado com uma dinâmica: com um simples novelo, nos fizemos unidos em nossas petições.

Passamos, então, para a continuidade do tema “A Igreja da Misericórdia”, desenvolvido por Bárbara Bucker. Três tópicos principais nortearam sua exposição: traços essenciais da Eclesiologia do Novo Testamento; Eclesiologia do Vaticano II; e Eclesiologia a partir do feminino e do esponsal.

Dentre tantas riquezas de aprendizado, destacamos as seguintes frases: O ser humano é um ser de desejo. O desejo mais profundo está em íntima relação com o desejo de Deus. Não há sofrimento que passando pela cruz de Cristo não se transforme em amor.

Muitos questionamentos foram lançados pela palestrante: Que elementos devemos integrar em nossa Eclesiologia atual? Que desafios se apresentam a nossas igrejas latinoamericanas, para viver a tensão entre história eclesial universal e a construção particular de nossas igrejas locais?

Ao final do dia, fomos brindados com a presença e a celebração eucarística (explicada e vivencial) do Padre José Caravias, e a animada festa mexicana, com vídeos, brindes e jogos.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”43″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”3″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Mostra miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]