3o. Dia Magis 5: Brasil organiza oração e celebração

Patrícia, Regional Rio de Janeiro, partilha conosco o 3o. Dia do Magis 5 Equador. 

Caros amigos,

Seguimos na nossa caminhada Magis pela America Latina. Hoje, 17/01/17, coube ao Brasil organizar a missa e oração da manhã. A oração foi conduzida pelo nosso amigo Celso Schiavo, que carinhosamente nos falou sobre o evangelho de hoje (Mc 2, 23-28), escolha que muito nos favoreceu a uma reflexão eclesiológica, sobre a sentido da estrutura, da lei na igreja em contraposição à liberdade e ao amor. Fizemos uma oração simples, ao estilo Taizé, que tocou muito nossos colegas magistas, cuja gratidão nos consolou muito.

Em seguida continuamos com as riquíssimas palestras da Irmã Bárbara Bucker, intituladas a Igreja da Misericórdia, que hoje pela manhã teve o foco voltado para as ideias de igreja que se encontram no Antigo e no Novo Testamento. Livro a livro, a irmã nos foi discorrendo sobre como podemos encontrar a concepção de igreja em cada um, uma vez que sob o olhar profundo de ir. Bárbara, a igreja é sempre uma forma de se relacionar com o outro: “Viver em igreja é viver politicamente”, “Igreja e política verdadeiras devem buscar o bem comum. A igreja é a maneira como nos religamos com o outro, com o mundo e com Deus. O modo como nos relacionamos é comunhão, creiamos em Deus ou não. E “excluir o individuo da comunidade é a sua morte”, pois só crescemos quando estamos em relação com os demais.

A tarde, Irmã Bárbara nos propôs que assistíssemos o filme “Os últimos passos de um homem” com Susan Sarandon e Sean Penn, como exercício para buscar as imagens de igreja nos personagens. O Filme fala de um condenado a pena de morte (interpretado por Sean Penn) , sua possível culpabilidade, sua história prévia e sobre o direito que todo ser humano tem de ser tratado como filho de Deus; como questiona a irmã Helen Prejean (Susan Sarandon) que aceita ajudar o condenado judicial e espiritualmente. Baseado em fatos reais, o filme trouxe a tona questões tão concretas e dolorosas para os magistas como o perdão e o acordo de paz entre o povo colombiano a as FARCs, e o desprezo aos indígenas de nossa Latino-América.

Em seguida celebramos a missa com o novo provincial do Equador Pe. Gustavo Calderón, SJ, mais uma vez com cantos de Taizé, escolhidos pela equipe brasileira, entramos em procissão na Capela, com velas acesas, pedindo que a luz de Deus viesse nos inundar e fortalecer. Algumas leituras e cantos foram feitos em português para caracterizar a presença brasileira na América. E terminamos a eucaristia ao som de Maria, Maria, de Milton Nascimento.

Após o jantar, fechamos esse dia maravilhoso com chave de ouro : Festa cultural peruana: com direito a danças , comidas e bebidas típicas. Gracias Peru!

Obrigada pela companhia e orações de cada um de vocês.

Patrícia Rodrigues.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”42″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”1″ thumbnail_link_text=”[Mostra miniaturas]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]